Review of A Jazzman's Blues (2022) by Alanpotter17 — 24 Jan 2023
O filme realmente tem uma história pra contar, com muita carga dramática e intensidade. Mas o faz de maneira semelhante a um dramalhão mexicano: personagens unidimensionais, trilha estridente, situações esdrúxulas, locações fracas, diálogos sofríveis.
Trata-se da história de um homem negro apaixonada por uma mulher. O amor é correspondido, mas a mãe da moça faz de tudo para separar o casal. E aí o roteiro atira pra tudo quanto é lado: da parte da moça, temos a mãe rígida e um padrinho que a abusa; da parte dele, temos um relacionamento complicado com o pai e com o irmão, embora o relacionamento com a mãe seja equilibrado.
Depois de se separarem e da moça mudar de cidade, passam-se anos, e o roteiro obviamente o fará reencontrá-la, já comprometida com um cara branco.
O roteiro é muito bizarro: os dois são negros, mas ela simplesmente usa maquiagem para parecer branca!!! Ao mesmo tempo, o rapaz, negro, sofre o peso da cor mas acaba sendo notado pelo seu talento como cantor, despertando a ira do irmão (ainda sobra espaço pro filme trabalhar a inveja desse irmão e seu vício em drogas).
Ou seja, há vários temas trabalhados, todos na superfície, como o papel da polícia na cidade racista da Geórgia, as tradições culturais que impedem casamento interraciais, a luta pela sobrevivência dos negros, o poder do blues (ainda que não toalmente emancipatório). É uma salada, e tudo com diálogos rápidos e alguns até mesmo constrangedores.
Passa uma mensagem de amor, e explora menos do que poderia a questão do trabalho e do racismo. Absolutamente todos os personagens estão muito afetados aqui, então não espere sutilezas. Ao menos as músicas são gostosas de ouvir (mas são poucas) e você fica curioso pelo desfecho. Fora isso, é um filme que beira o amadorismo.
This review of A Jazzman's Blues (2022) was written by Alanpotter17 on 24 January 2023.
A Jazzman's Blues has generally received positive reviews.
Was this review helpful?