Cinafilm has over 5 million movie reviews and counting …
Sitemap
Search

Last updated: 23 Apr 2025 at 17:51 UTC

Back to movie details

Review of by Alanpotter17 — 05 May 2023

Share
Tweet

Não sei o que houve com a sutileza do Sam Mendes, o salto dado entre "Beleza americana" e este "império da luz" é impressionante, infelizmente um salto para trás. Olivia Colman de fato é genial, ela tenta dar uma profundidade ao personagem que não existe.

O filme tem como cenário principal um cinema, daqueles antigos, de rua. É importante dizer que se passa na década de 1980. Ao centrar-se na gerente com sérios problemas mentais, uma mulher apática, sem vida, mas ao mesmo tempo que busca uma luz, como por exemplo no trabalho (seria daí o tal império da luz associada à projeção da tela?).

Lá nesse pequeno mundo, ela tem seus romances, inclusiva, dois dos quais terão grande peso à obra.

A introdução meio intimista até que é boa, mas daí o filme se perde. Não se sabe mais se a história é sobre o romance interracial, sobre um estudo de personagem, sobre a diferença de idades, e pra completar uma analogia com o cinema que ficou meio deslocada, tal qual no filme Babilônia, mas pelo menos neste emociona.

Do nada skinheads e o tema do racismo entra numa rajada, assim como e esvai. Tudo bem, poderia ser a intenção do filme mesmo tratar diversos temas já que somos seres permeados por múltiplas identidades. Mas precisa mesmo ser narrado dessa forma tão aborrecida?

Achei um exagero a indicação para fotografia. Não que esteja ruim, está competente, mas há trabalhos bem melhores. Se bem que, se for analisar o conjunto, diria que a fotografia e a trilha são bem interessantes mesmo, quando visitam o andar desativado do cinema é um estopim visual, assim como as cenas nas praias e a tomada em que, antes dos skinheads adentrarem o saguão, a câmera põe como centro o personagem negro, uma porta de cinema os separando. Enfim, tem seus momentos, mas acho exagero uma indicação ao Oscar.

Aí a história vai acontecendo, não sabemos exatamente quais tipos de problemas mentais a personagem tem, não sabemos exatamente por onde o seu coração pulsa, é tudo meio jogado, embora tenha um certo capricho na produção e principalmente na atuação, faltou um toque de emoção.

O roteiro vai tentar salvar o filme em alguns momento, quando ela lê poemas, ou quando o cinema em si se torna personagem central. Mas é muito pouco para alguém que já criou verdadeiras obras-primas, como o já citado "Beleza Americana" ou o mais recente "1917". Ainda assim é um filme agradável de assistir, mas completamente menor na carreira do diretor.

This review of Empire of Light (2022) was written by on 05 May 2023.

Empire of Light has generally received positive reviews.

Was this review helpful?

Yes
No

More Reviews of Empire of Light

More reviews of this movie

Reviews of Similar Movies

More Reviews

Share This Page

Share
Tweet

Popular Movies Right Now

Movies You Viewed Recently

Get social with CinafilmFollow us for reviews of the latest moviesCinafilm - TwitterCinafilm - PinterestCinafilm - RSS