Cinafilm has over 5 million movie reviews and counting …
Sitemap
Search

Last updated: 23 Apr 2025 at 12:35 UTC

Back to movie details

Review of by Alanpotter17 — 18 Aug 2023

Share
Tweet

Cinematograficamente falando, "Fale comigo" tem elementos de sobra para ser visto com grandes méritos. O início conta com uma edição esperta, que vai direto ao ponto, e ainda assim consegue criar a tensão necessária para se envolver (tapa na cara de quem acha que ambientação tem a ver com um filme arrastado). E ainda dialoga com os jovens de maneira a não tratá-los como idiotas.

Aliás, reforço aqui a edição, a cena em que vários dos adolescentes experimentam tocar "a mão", que é quando são possuídos e têm visões de pessoas mortas, foi muito bem construída tecnicamente, mostrou o que deveria mostrar, a banalização do ato numa espécie de catarse coletiva.

Nesta primeira parte do filme, ao explorar um sentimento coletivo de jovens que canalizam suas frustrações e esperanças a um objeto do além, capta muito bem o estado atual da adolescência, desamparada em suas aspirações pessoais e sociais, ainda que lotadas de informações a um palmo de suas mãos.

É como se o sobrenatural fosse apenas um canal para discutir, em tons psicanalíticos, seus traumas, ou mesmo o narcisismo inerente a suas formas de aceitação tribal. Lembrei dos filmes do Linklater que conseguem quase sempre alcançar esse espírito de época.

Ainda assim, na metade seguinte o roteiro joga por terra a edição inteligente e se concentra no drama pessoal de uma jovem com sua mãe morta, inserindo mais dois irmãos, sendo um rapaz jovem e sua amiga, e ainda o namorado da sua amiga. Ou seja, aquilo que era mais coletivo, precisou ser enxuto a um caso mais particular, com os demais personagens sendo posto ao limbo.

Mas o que mais me ressenti não foi pela mudança de foco, mesmo porque o enredo tem seus tons interessantes, mas o fato de que o clima claustrofóbico cedeu lugar a uma projeção genérica e muitas vezes burocrática. Por mais que o final seja interessante e mostre o círculo vicioso do evento, ou seja, sem fazer concessões, não deixa de soar típico demais. os sustos diminuem, o impacto diminui, e tudo flui para que o filme termine sem uma grande sensação de impacto. Ou fui eu que fui com mais expectativa do que poderia.

Mas não é um filme ruim, longe disso. Ainda prefiro "X" ou "Pearl", ou o excelente "Morte, morte e morte". Esse aqui acabou sendo tragado por conflitos individuais que tocaram mais para o drama do que para o horror em si, mesmo que ainda assim seja uma boa sessão de entretenimento.

This review of Talk to Me (2023) was written by on 18 August 2023.

Talk to Me has generally received positive reviews.

Was this review helpful?

Yes
No

More Reviews of Talk to Me

More reviews of this movie

Reviews of Similar Movies

More Reviews

Share This Page

Share
Tweet

Popular Movies Right Now

Movies You Viewed Recently

Get social with CinafilmFollow us for reviews of the latest moviesCinafilm - TwitterCinafilm - PinterestCinafilm - RSS